sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Á primeira vista,Quissamã é apenas mais uma dessas cidadezinhas de interior bem comuns,com praças,igrejas,coreto e umas poucas coisas alem disso.Mas em Quissamã há algo no ar que encanta de imediato.Talvez sejam as palmeiras imperiais avistadas ao longe na vasta planicie.Talvez sejam os canaviais sem fim que existem desde sempre.talvez seja o fado,musica nascida no local com os escravos.Talvez seja dançar o fado.talvez seja a natureza exuberante das praias e das lagoas ou do parque.mas enfim, talvez sejam as fazendas e suas casas senhoriais saidas de sonho.E o mais provavel é que seja o conjunto de tudo isso.

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Museu Casa de Quissamã



A casa que foi construída em 1826 pelo Visconde de Araruama, recebeu o Imperador D. Pedro II por diversas vezes. A intervenção da Prefeitura, após aquisição do patrimônio arquitetônico em 2002, permitiu a transformação do solar no Museu Casa Quissamã, inaugurado em 12 de junho de 2006.

A Fazenda Quissamã está localizada próxima a estrada, em uma extensa planície, situada ao centro de um jardim murado circundados por campos gramados.

domingo, 22 de novembro de 2009

Quissamã


Quissamã tem uma longa história que se mistura com a própria colonização do Brasil. Esta riqueza cultural está presente até hoje no rico patrimônio preservado e na memória da população que tem um grande orgulho do passado de luta e trabalho.

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

...

Atrativos Naturais
E para encerrar os postes sobre a Cidade de Campos dos Goytacazes, a Praia do Farol, no verão recebe milhares de pessoas, tem várias atrações musicais, de lazer, esportiva durante o ano todo. Campos oferece várias opções de lazer tanto cultural quanto para descanço. Mostramos um poucquinho da cidade que contém lindas histórias e fatos importantes, e a muito ainda que conhecer dessa Cidade basta pegar a Br rodoviária 101 e descobrir por si só que bela cidade histórica você irá encontrar.

Praia do Farol de São Thomé

Em todo os 40Km de sua orla estão plantadas casuarinas. Suas águas mudam de cor conforme os ventos, sendo que, na maior parte do ano, sua tonalidade é cor da areia. É propícia para banhos e prática de surfe. Durante o verão há vasta programação de eventos culturais, esportivos e de lazer promovidos pela Prefeitura da cidade. A nova sensação da Praia é a Área de Preservação Ambiental do Lagomar, protegida por Lei Municipal desde 1993. Pedaço privilegiado do litoral, serve como contraponto ao agito da praia.
A praia é propícia a esportes náuticos, como o surfe, windsurf e barco à vela, e no Lagomar pedalinho ou caiaque.


O Farol da Praia


Farol a qual origina o nome da praia.

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Atrativos Naturais..

Estamos a alguns postes falando dos patrimônios históricos e religiosos da Cidade de Campos dos Goytacazes agora chegou a vez de falar e mostrar os atrativos naturais da cidade. Que contém belezas naturais surpreendentes e incríveis lugares que podemos ir a passeio, descanço, praticar esportes, etc.

Atrativos Naturais:

Criada ao longo de milênios pelo generoso rio Paraíba, terra a planície goitacá encanta com a sua fauna e flora riquíssima e diversificada, vastidão de verdes de todas as tonalidades, varrida pelo vento nordeste. Destacam-se como atrativos naturais; Região do Imbé, Região da Bela Joana, Lagoa de Cima, Rio Preto e Região das Serras (Pico São Mateus, Pedra Lisa [pico de 726 metros] e Pedra do Baú. Abaixo algumas fotos e histórias e como chega nessas belezas naturais que a cidade oferece, para seus moradores e visitantes.


Imbé

Localizada no 9º distrito de Campos, a região concentra cachoeiras como a Tombo D'Água e a Maracanã. A primeira fica na fazenda Mocotó e tem uma queda d'água de incríveis 70 metros ficando a 250 metros acima do nível do mar. Suas águas formam uma piscina natural de águas super límpidas. Já a Maracanã, bem próxima à outra, tem como diferencial as formações rochosas de seu entorno, que lembram claramente a arquibancada de um estádio, por isso seu nome. Ao norte do Imbé, há outra importante cachoreita, a Bela Joana, que tem duas quedas d'água que chegam a 15 metros de altura. Todo esse panorama faz parte do Paraíso Ecológico do Imbé.
Como chegar: Saindo de Campos, seguir pela BR-101 em direção ao Rio de Janeiro. No Km 42, à direita, entrar e seguir em direção à localidade de Pião.



Rio Preto



A região do Rio Preto localiza-se em Morangaba, 9º distrito de Campos dos Goytacazes, a sudoeste do município na divisa com São Fidélis, compreendendo uma das regiões mais montanhosas do Norte Fluminense. As quedas d'água, de exuberantes belezas, formam um rio repleto de grandes blocos rochosos, formando diversas piscinas naturais, perfeitas para o banho!
A conjuntura de fatores naturais presentes nessa região comporta amplas e variadas atividades de ECO-TURISMO, sujeitas a agendamento.

Lagoa de Cima


Ela já foi comparada aos lagos suíços e chamada de "Lago dos Sonhos", por D. Pedro II. Sua beleza e mansidão remetem à lembrança de cartões postais paradisíacos.
Como chegar: saindo do Centro de Campos, seguir pela rodovia BR-101 em direção ao Rio de Janeiro. Entrada à direita na localidade de Tapera e seguir por mais 19 km de estrada asfaltada. Há sinalização indicativa na área.

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

O município de Campos dos Goytacazes, apresenta uma riqueza histórica impar tendo em seu território um legado cultural imenso representado por diversas construções que ilustram fases aureas passadas pelo município, que se destacou em várias fases vividas por nosso país. E hoje nesse poste estão alguns Igrejas e Capelas que marcam esse legado cultural religioso de Campos, então quem gosta de turismo religioso e uma ótima opção pois Campos á as mais belas igrejas em arquiteturas barrocas, neoclássicas e até tradicionalitas.
Igreja São Salvador



Construção de 1929, substituindo a original construída em 1722 em estilo neoclássico. Inaugurada em 1935, por ocasião do centenário da Cidade. Foi elevada a Basílica Menor em 1965 pelo Papa Paulo VI.Localização: Praça do Santíssimo Salvador.



Igreja Nossa Senhora Da Lapa/ Asilo da Lapa




Construção de 1740 a 1748. O anexo era onde funcionava o quartel do Destacamento de Milicianos. É dirigido por freiras da Ordem das Irmãs Carmelitas da Providência Divina. que tem seu trabalho voltado à meninas orfãs.Localização: Av Rui Barbosa, 805, Centro.


Igreja Nossa Senhora do Carmo





Construção de 1752, em estilo barroco, é uma das igrejas tradicionalistas de Campos, pois não aderiram às transformações do Concílio Vaticano. Não é permitido às mulheres o uso de calças compridas ou roupas decotadase aos homens bermudas ou camisetas.Localização: Rua Treze de Maio, 44, Centro.


Igreja de São Francisco





Construção em estilo barroco, no local onde foi celebrada a 1° missa em Campos, no ano de 1652, antes da criação da Vila. Possui grande acervo de arte sacra barroca.Localização: Rua Treze de Maio, 182, Centro.

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Primeira Usina de Campos, e o açúcar!

Patrimônios históricos e culturais
Mais um patrimônio de Campos, a primeira Usina de Açúcar e Alcool, e também um pouquinho da história da cana-de-açúcar em Campos. Dois fatores importantes para a história da cidade.

Curiosidade: Visconde d'Asseca funda a vila de São Salvador dos Campos dos Goytacazes em 1677, dominando a região por quase um século. Neste período há grande expansão pecuária. Em 1750 ocorre a queda dos Assecas e a partir daí a expansão da cana-de-açúcar, possível pela divisão dos grandes latifúndios.
O surgimento, em 1652, da agroindústria açucareira, com a instalação do primeiro engenho em Campos, hoje em fase difícil, dava início ao progresso na nossa região. Mas a descoberta oficial do petróleo veio reativar o desenvolvimento do município.A introdução do primeiro engenho a vapor na região, em 1830, trouxe grande transformação no processo de produção de açúcar. E o aparecimento da ferrovia, em 1837, com a inauguração do trecho Campos-Goitacazes; e posteriormente em direção ao trecho Norte-Sul, facilitou a circulação, transformando o município em centro ferroviário da região. O cultivo da cana-de-açúcar - hoje um dos principais produtos da região - teve início, provavelmente, no final do século XVII.
Usina do Queimado


Foi a primeira Usina de açúcar de Campos, tendo sido implantada pelo comendador Julião Ribeiro de Castro, que trouxe da Inglaterra todo o maquinário e técnicos responsáveis para montagem, para transformar o Engenho do Queimado em Usina. Não houve qualquer facilidade oficial. Alguns dos maquinários originais ainda se encontram em funcionamento.
Usina Do Queimado Acucar E Alcool. estr. dr nilo pecanha 307, Campos Dos Goytacazes


foto do mapa da Usina do Queimado









foto de satélite da Usina do Queimado








segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Patrimônios históricos e culturais

Patrimônios históricos e culturais
Mais um poste com Solares de Campos, mas este encerra total são 9 Solares um que não no foi postado aqui foi o Solar do Barão da Lagoa Dourada esse esta no primeiro poste do Blog.
Bom finalizando os Solares, e sempre comentando da importancia deles para a história da Cidade de Campos dos Goytacazes, cada um com sua arquitetura, a maioria infelizmente quase acabados, e outros felizmente restaurados, uma beleza de séculos antigos, que habitavam pessoas de época diferente, época que marcou a história e que acaba marcando até os dias de hoje.
Espero que tenham gostado dos postes até agora, ainda temos muita coisa pra postar aqui muito anda a falar da história e cultura de Campos, mas tambem de cidades vizinhas.
Os postes são pesquizados na internet, algumas informações da faculdade, Arquivo Público e Secretária de Turismo de Campos.
Solar do Visconde de Araruama
Museu de Campos



Construído em fins do século XVIII para residência do Sr. José Carneiro da Silva, primeiro Visconde de Araruama, ostentando fachada neo-clássica.

O Solar era prédio residêncial que com a orte do Visconde foi adquirido da Viscondessa de Araruama em 28 de abril de 1870, pela quantia de 50 contos, por deliberação da Câmara Municipal.


O sobrado tem sua fachada principal voltada para a Praça São Salvador e sua fachada posterior para a rua Barão do Amazonas, onde estavam instaladas as cachoeiras e por onde saíam os télburis. Os vãos da fachada do primeiro pavimento são em arco com sobrevergas retas, sendo que nesse andar os vãos ligados a dois a dois por balcões corridos com guarda-corpo em ferro.

O conjunto arquitetônico é Tombado pelo Estado desde 1985 e será a sede do Museu de Campos dos Goytacazes, após restauração, que ora funciona no Palácio da Cultura.



Solar do Barão de Pirapetinga
Hotel Amazonas







Este belíssimo Solar urbano foi construído por volta de 1861 a 1865, para residência na cidade de João Caldas Vianna Filho, o Barão e Visconde de Pirapitinga, de família da nobreza rural campista do Vale do baixo Paraíba.

No ano de 1910, foi o sobrado alugado pelos herdeiros do Visconde, aos pais do escritor e educador Thiers Martins Moreira, para ali instalarem um hotel e o contrato seria renovado de cinco em cinco anos. Deram o nome de Hotel Amazonas, o qual perdura até os dias atuais.

Na década de 30, os herdeiros venderam o prédio à família Margarino Torres, mas a família Moreira continuou a administrar o Solar-Hotel até o final da década de 30.

O atrativo sofreu sucessivas demolições, inclusive do pequeno alpende em forma de clossel (armação ornamental que encima altar, trono), sobre a porta principal e grande parte da fachada posterior.


Solar Saturnino Braga



O Solar Saturnino Braga foi a antiga residência do Senhor Francisco Saturnino Braga, próspero empresário e o primeiro proprietário da fábrica de tecidos de Campos, a Tecidos Industrial Campista.

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Patrimônios Históricos de Campos

Patrimônios históricos e culturais
Abaixo mais alguns Solarares que fazem parte da história e cultura da Cidade de Campos, marcados de características arquitetônicas impressionantes e lindas. Campos realmente tem uma riqueza muito grande em patrimônios históricos e só percebemos isso quando realmente nos importamos e queremos saber mais da história através do conhecimento e de saber admirar essas belezas construídas a décadas!!




Solar e Capela da Fazenda do Colégio





Erguido no século XVII, para ser um colégio administrado por jesuítas. Com a explusão dos jesuítas do Brasil, o prédio foi vendido.



O Solar em estilo barroco sóbrio, é formado por uma residência, uma torre e uma capela, cujo frontão homenageia Santo Inácio e Nossa Senhora da Conceição.

Hoje abriga o Arquivo Público Municipal de Campos dos Goytacazes, criado em 2001. Subordinado à Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, tem por objetivo o resgate da memória da região.


Solar do do Barão de Carapebús (Asilo do Carmo)










Erguido no século XIX para sedir a Casa Grande da Fazenda do Beco. Foi tomabdo pelo IPHAN em 1946. Hospedou D. Pedro II em sua visita a Campos em 1846.


Hoje abriga um asilo geriátrico, mas mantém suas características originais e esta em bom estado de conservação, é aberto a comunidade para recepções, casamentos e etc.







Solar da Baronesa de Muriaé








Construído em 1843, em estilo barroco, foi construído para servir de residência rural ao Sr. Manuel Pinto Neto da Cruz, o Barão de Muriaé, foi palco de grandes saraus e recepcionou Dom Pedro II por várias vezes.
Após a morte do Barão, sua esposa, a Baronesa Raquel, nele viveu por muitos anos, tornando-o conhecido como Solarda Baronesa.

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Patrimônios Históricos de Campos

Patrimônios históricos e culturais
Solares que a Cidade de Campos possui, histórias, lendas, arquitetura... Campos é uma cidade muito rica em patrimônios histórico que incluem esses solares incríveis!
Pena que nem todos estão em estado bom de conservação a maiora esta caindo aos pedaços, mas para quem gosta desse segmento sabe da importância de cada prédio histórico!
E paea quem torce que um dia o governo valorize mais esse patrimônio que faz parte da história não só de Campos dos Goytacazes mais de todo o Brasil.

Solar dos Ayrises



Belíssimo exemplar da arquitetura barroca campista, possui toda sua estrutura em peroba de pau-brasil.

Segundo a lenda, nele residia a Escrava Isaura.

Construído no ínicio do século XIX, fazia parte da Fazenda do Colégio, que pertencia ao Coronel Joaquim Vicente dos Reis. Possui 45m de fachada sóbria e equilibrada, de linhas retas.

Tombado pelo Patrimônio Histórico em 1940, encontra-se em péssimo estado de conservação.



Solar do Barão de Muriaé
5° Grupamento de Incêndio do Bombeiro

Foi construido na primeira metade do século XIX no ano de 1840. Edificado na antiga rua D. Pedro. Edificado por seu proprietário Manoel Pinto Neto Cruz, o Barão de Muriaé, para lhe servir de residência.
Entre os anos de 1935 e 1976, o local foi ocupado pela Companhia Idependente do Corpo de Bombeiros da Policia Militar, quando então houve o desmembramento das corporações e somente o Corpo de Bombeiro, agora como 5° Grupamento de Incêndio, continuou no prédio.