sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Patrimônios Históricos de Campos

Patrimônios históricos e culturais
Abaixo mais alguns Solarares que fazem parte da história e cultura da Cidade de Campos, marcados de características arquitetônicas impressionantes e lindas. Campos realmente tem uma riqueza muito grande em patrimônios históricos e só percebemos isso quando realmente nos importamos e queremos saber mais da história através do conhecimento e de saber admirar essas belezas construídas a décadas!!




Solar e Capela da Fazenda do Colégio





Erguido no século XVII, para ser um colégio administrado por jesuítas. Com a explusão dos jesuítas do Brasil, o prédio foi vendido.



O Solar em estilo barroco sóbrio, é formado por uma residência, uma torre e uma capela, cujo frontão homenageia Santo Inácio e Nossa Senhora da Conceição.

Hoje abriga o Arquivo Público Municipal de Campos dos Goytacazes, criado em 2001. Subordinado à Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, tem por objetivo o resgate da memória da região.


Solar do do Barão de Carapebús (Asilo do Carmo)










Erguido no século XIX para sedir a Casa Grande da Fazenda do Beco. Foi tomabdo pelo IPHAN em 1946. Hospedou D. Pedro II em sua visita a Campos em 1846.


Hoje abriga um asilo geriátrico, mas mantém suas características originais e esta em bom estado de conservação, é aberto a comunidade para recepções, casamentos e etc.







Solar da Baronesa de Muriaé








Construído em 1843, em estilo barroco, foi construído para servir de residência rural ao Sr. Manuel Pinto Neto da Cruz, o Barão de Muriaé, foi palco de grandes saraus e recepcionou Dom Pedro II por várias vezes.
Após a morte do Barão, sua esposa, a Baronesa Raquel, nele viveu por muitos anos, tornando-o conhecido como Solarda Baronesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário