Patrimônios históricos e culturais
Mais um poste com Solares de Campos, mas este encerra total são 9 Solares um que não no foi postado aqui foi o Solar do Barão da Lagoa Dourada esse esta no primeiro poste do Blog.
Bom finalizando os Solares, e sempre comentando da importancia deles para a história da Cidade de Campos dos Goytacazes, cada um com sua arquitetura, a maioria infelizmente quase acabados, e outros felizmente restaurados, uma beleza de séculos antigos, que habitavam pessoas de época diferente, época que marcou a história e que acaba marcando até os dias de hoje.
Espero que tenham gostado dos postes até agora, ainda temos muita coisa pra postar aqui muito anda a falar da história e cultura de Campos, mas tambem de cidades vizinhas.
Os postes são pesquizados na internet, algumas informações da faculdade, Arquivo Público e Secretária de Turismo de Campos.
Solar do Visconde de Araruama
Museu de Campos
Construído em fins do século XVIII para residência do Sr. José Carneiro da Silva, primeiro Visconde de Araruama, ostentando fachada neo-clássica.
O Solar era prédio residêncial que com a orte do Visconde foi adquirido da Viscondessa de Araruama em 28 de abril de 1870, pela quantia de 50 contos, por deliberação da Câmara Municipal.
O sobrado tem sua fachada principal voltada para a Praça São Salvador e sua fachada posterior para a rua Barão do Amazonas, onde estavam instaladas as cachoeiras e por onde saíam os télburis. Os vãos da fachada do primeiro pavimento são em arco com sobrevergas retas, sendo que nesse andar os vãos ligados a dois a dois por balcões corridos com guarda-corpo em ferro.
O conjunto arquitetônico é Tombado pelo Estado desde 1985 e será a sede do Museu de Campos dos Goytacazes, após restauração, que ora funciona no Palácio da Cultura.
Solar do Barão de Pirapetinga
Hotel Amazonas
Hotel Amazonas
Este belíssimo Solar urbano foi construído por volta de 1861 a 1865, para residência na cidade de João Caldas Vianna Filho, o Barão e Visconde de Pirapitinga, de família da nobreza rural campista do Vale do baixo Paraíba.
No ano de 1910, foi o sobrado alugado pelos herdeiros do Visconde, aos pais do escritor e educador Thiers Martins Moreira, para ali instalarem um hotel e o contrato seria renovado de cinco em cinco anos. Deram o nome de Hotel Amazonas, o qual perdura até os dias atuais.
Na década de 30, os herdeiros venderam o prédio à família Margarino Torres, mas a família Moreira continuou a administrar o Solar-Hotel até o final da década de 30.
Nenhum comentário:
Postar um comentário