quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Primeira Usina de Campos, e o açúcar!

Patrimônios históricos e culturais
Mais um patrimônio de Campos, a primeira Usina de Açúcar e Alcool, e também um pouquinho da história da cana-de-açúcar em Campos. Dois fatores importantes para a história da cidade.

Curiosidade: Visconde d'Asseca funda a vila de São Salvador dos Campos dos Goytacazes em 1677, dominando a região por quase um século. Neste período há grande expansão pecuária. Em 1750 ocorre a queda dos Assecas e a partir daí a expansão da cana-de-açúcar, possível pela divisão dos grandes latifúndios.
O surgimento, em 1652, da agroindústria açucareira, com a instalação do primeiro engenho em Campos, hoje em fase difícil, dava início ao progresso na nossa região. Mas a descoberta oficial do petróleo veio reativar o desenvolvimento do município.A introdução do primeiro engenho a vapor na região, em 1830, trouxe grande transformação no processo de produção de açúcar. E o aparecimento da ferrovia, em 1837, com a inauguração do trecho Campos-Goitacazes; e posteriormente em direção ao trecho Norte-Sul, facilitou a circulação, transformando o município em centro ferroviário da região. O cultivo da cana-de-açúcar - hoje um dos principais produtos da região - teve início, provavelmente, no final do século XVII.
Usina do Queimado


Foi a primeira Usina de açúcar de Campos, tendo sido implantada pelo comendador Julião Ribeiro de Castro, que trouxe da Inglaterra todo o maquinário e técnicos responsáveis para montagem, para transformar o Engenho do Queimado em Usina. Não houve qualquer facilidade oficial. Alguns dos maquinários originais ainda se encontram em funcionamento.
Usina Do Queimado Acucar E Alcool. estr. dr nilo pecanha 307, Campos Dos Goytacazes


foto do mapa da Usina do Queimado









foto de satélite da Usina do Queimado








Nenhum comentário:

Postar um comentário